quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O GRANDE DESAFIO DA LIDERANÇA: MOTIVAR A EQUIPE

Por Valéria Munhoz

Pessoas e resultados estão completamente interligados e isso é prioridade!

Temos observado nas empresas, que desenvolvemos nosso trabalho, que o colaborador tem uma necessidade de ser valorizado. Ou seja, trabalhar em um ambiente que tem congruência com o crescimento profissional é a maior motivação. Os fatores que mais mantém os profissionais motivados, estão ligados ao bom relacionamento com as pessoas no trabalho, reconhecimento profissional e ter a possibilidade de trabalhar com o que se gosta.

A rotina de uma organização, a correria do dia a dia, muitas vezes impede que uma possível integração das equipes seja realizada, e geralmente este tipo de ação é deixado de lado pela gestão e liderança, que justificam que o trabalho e as metas são mais importantes. Pode ser um grande engano!

O trabalho em equipe é uma necessidade indiferente do tamanho da organização, ou número de colaboradores. É valorizado por permitir interatividade e o crescimento coletivo.
A união permite conhecer as fraquezas e as virtudes das pessoas de uma equipe vitoriosa.

Investir em pessoas e em relacionamentos traz resultados melhores! Aposte nisso!

Portanto, listamos aqui, algumas dicas importantes que pode ajudar a liderança, para que esteja preparada em atender os anseios de sua equipe. O que certamente vai gerar uma satisfação e melhor desempenho de cada colaborador.

ü      Transparência
Pés no chão com uma política transparente perante todos.
Seja claro nos objetivos. Diga aos colaboradores, exatamente o que pretende. Entender o porquê está executando tal tarefa, causa motivação e consequentemente uma energia produtiva.

ü      Troca
Compartilhe ideias, pensamentos. Direcione seus colaboradores para uma união de esforços criativos, e crie espaços para que participem desde a elaboração ao resultado. Grandes lideranças compartilham suas estratégias e objetivos constantemente.

ü      Delegar
Não seja centralizador. Permita que os integrantes de sua equipe assumam novas responsabilidades e desafios. Não dê ordens, compartilhe responsabilidades e ajude seus colaboradores entenderem quais as dificuldades e problemas a serem resolvidos.

ü      Contribuir positivamente
É fundamental que as organizações e suas lideranças olhem para seus colaboradores com respeito, pois cada um possui a sua importância dentro da empresa. É preciso entender, que antes de tudo lidamos com seres humanos, pessoas como nós, que têm família, necessidades, problemas emocionais, enfim vida pessoal e por isso é preciso entendê-los.

ü      Feedback
Invista na geração de ciclos de feedback entre a liderança e os colaboradores, para que todos tenham uma visão clara da estratégia e metas da organização.
O feedback é uma das ferramentas mais eficientes que o líder tem para demonstrar atenção com seus colaboradores. Geralmente os gestores estão tão sobrecarregados, que não conseguem perceber a relevância daquele momento, que pode ajudar no desenvolvimento de seus colaboradores e também motivá-los a buscar a excelência em tudo que fazem e a permanecer engajados.

Vale salientar, que motivar de uma forma geral pode ser ineficiente. É necessário conhecer as peculiaridades da organização e equipe para garantir um resultado eficaz. Para as apresentações motivacionais, é necessário levar em consideração o fato de os colaboradores terem habilidades e potenciais diferentes.
De acordo com nossa experiência nas empresas, afirmamos que não existe uma forma milagrosa que serve para todos, mesmo porque, cada ser humano é único! Cada um tem suas características e individualidades, portanto, ser flexível para entender o que motiva cada equipe é fundamental para conseguir resultados extraordinários.

Coloque em prática estas dicas e perceba mudanças significativas no rendimento de sua equipe e consequentemente de sua organização.


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