Durante o ano de 2015, as editoras, assim como todo o mercado, sentiram na “pele” as dificuldades de uma recessão. Houve a necessidade de “enxugar” equipes, “cortar” gastos, entre outras mudanças. Geralmente, quando problemas de ordem financeira acontecem com as organizações, os primeiros cortes são as ações de comunicação, e é o marketing da empresa o primeiro a sentir. Mas, atente: Quem não é visto não é lembrado!
O objetivo de toda
empresa é vender seus produtos e ou serviços, e para que ocorra quanto mais
conhecida a marca, melhor. Então, é momento de fazer algo para manter seus
clientes, prospectar novos, captar, atrair, relacionar.
Através
de pesquisas feitas, na última Bienal Internacional do Rio de Janeiro, em
setembro de 2015, a indústria editorial, que até então desafiou em atuar nos
modelos tradicionais, percebeu a necessidade de novas estruturas e entendeu que
este é o melhor momento para uma importante tendência de negócios.
Empresas
editoriais descobriram uma nova estratégia para continuarem a promover a marca,
assim como produtos e serviços, com investimentos talvez mais interessantes e
viáveis para as atuais condições do mercado, driblando os custos de manter uma
estrutura interna. É através da contratação de serviços prestados por
profissionais especialistas no setor, seja na área de comunicação ou marketing,
desde que sejam profissionais capacitados com know-how de mercado.
As
editoras já entenderam as oportunidades que estes serviços oferecem. Na maioria
das vezes a empresa pode economizar, em média, três vezes mais que seriam
gastos em benefícios e tributação. E ainda, terá ao seu dispor, uma equipe de
profissionais sérios e experientes no mercado, com um leque de serviços
oferecidos para a editora ou autor, estando sempre à disposição e a procura de
novas ideias e soluções para a organização.
É
muito importante divulgar a empresa, produtos ou serviços, porém, tão
importante quanto, é a divulgação certa. Existem algumas empresas que tentam
fazer comunicação e marketing com profissionais que não tem expertise e
conhecimento técnico sobre a área, realocando colaboradores para o chamado
“tapar buraco”, o que acaba não sendo justo para a organização e muito menos
para o colaborador. Essa estratégia mal organizada faz parte de uma economia
equivocada. Porque para encarar a concorrência acirrada é preciso muito
conhecimento técnico e de mercado.
Comunicar
de acordo com seu público alvo e passar o conceito de sua marca, produto ou
serviço é de vital importância. O trabalho de comunicação e marketing não é simplesmente
fazer anúncios em jornais, rádio, TV ou mala direta. Ao contrário, é um
processo que requer conhecimentos básicos sobre o cliente, concorrência e
mercado para que seja o mais eficiente possível sobre a escolha correta das
estratégias. Por este e outros motivos, a importância do auxílio de um
profissional da área é essencial, principalmente para verificar as vantagens e
desvantagens.
Bons gestores, executivos e empresários
aprovam a máxima de que “quem é mais visto é mais lembrado”.
A Acerte Comunicação Integrada percebendo a carência de
especialistas na área e a necessidade de economizar perante as dificuldades
atuais no mercado editorial, criou uma assessoria diferenciada e exclusiva para
o setor, pronta para ajudar editoras e autores, oferecendo soluções
inteligentes com profissionais especialistas no segmento!
Em 2016, ACERTE a comunicação de sua empresa!
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